Videocidade e Urgência

Videocidade é uma mostra de videoarte com foco em criações ligadas a questões urbanas. Os vídeos retratam comportamentos cosmopolitas, relacionamentos urbanos, ligações afetivas, contemplativas ou provocativas. Entre a escuridão e o brilho da noite, entre a praia e o transporte coletivo algumas imagens caminham pela cidade, voam sobre prédios, entram nas casas ou mergulham no mar. São diálogos, passeios, relatos e devaneios na velocidade da percepção de cada um. São obras de artistas que utilizam a cidade como suporte para projeções e intervenções urbanas, usam a urbe como enquadramento fotográfico ou como meio para suas mensagens; uns com olhar mais documental e outros mais poéticos. A mostra é composta por vozes únicas que formam um panorama contemporâneo de artistas da cidade, na cidade.


Artistas: Aleteia Daneluz, Aline Couri, André Sheik, Celina Portella, David Etxeberria, Deborah Engel, Elisa Pessoa, Fernando Teixeira, Henrique Roscoe, Huishu Jia, Joana Cesar, João Penoni, Margherita Isola, MAU, OPAVIVARÁ!, Patricia Gouvêa, Paula Dager, Rick Castro, Siri, Sylvia Carolinne, Tatiana Dager e Ynaiê Dawson.


Urgência é o nome da performance sonora que Bruno Jacomino realizará no dia 06 de maio, com instrumentos produzidos pelo próprio artista que transforma material descartado em insumo criativo. O consumo e o descarte acelerado no mundo contemporâneo reflete o ritmo de vida dos grandes centros urbanos. A cidade grita. Vivemos um momento de urgência e toda urgência traz em si a existência de riscos. O tempo urge. A rápida tomada da consciência para a solução dos problemas vem em intensidade extrema, como um exercício da criatividade humana.

Curadoria: Gabriela Maciel

plataforma cultural TAL TechArtLab.


06 de maio :: VIDEOCIDADE E URGÊNCIA

19h Abertura da mostra de videoarte

20h Conversa: O vídeo como meio, pensamento e suporte de práticas artísticas da cidade - com Patricia Gouvea, Gabriela Maciel e Nauan Barros

21h Urgência: performance sonora de Bruno Jacomino

Confira aqui a programação completa.

Urbanicidade :: Ações Expandidas

21 de março a 23 de maio de 2015

Olho da Rua

Horários de visitação:

segunda a sexta das 9h às 13h e das 15h às 19h

sábado das 15h às 19h

Programação e atividades noturnas: segunda a quarta das 19h às 22h | quinta e sexta das 19h às 00h

Rua Bambina 06 - Botafogo - Rio de Janeiro - Brasil


Posts Recentes
Arquivo